Altominho.tv

Viana propõe ao MAI construção de novo posto da GNR em Lanheses

A Câmara de Viana do Castelo propôs ao Ministro da Administração Interna a construção de um novo posto da Guarda Nacional Republicana em Lanheses.

Em nota enviada hoje, a Câmara de Viana do Castelo refere que “depois de auscultado o Presidente da Junta de Freguesia de Lanheses e o Comandante Territorial da GNR de Viana do Castelo, e atendendo à área de intervenção e às missões que estão atribuídas a este posto e que abrangem onze freguesias, o executivo entende que as atuais instalações operacionais já não dão resposta aos desafios atuais e futuros que estão sob a alçada da GNR”.

O Presidente da Câmara “informou o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que o Município disponibiliza, para este fim, o terreno necessário para a instalação do novo equipamento, bem como uma comparticipação financeira de 50% para a construção, por entender que a segurança de pessoas e bens é um imperativo”.

“O Município de Viana do Castelo considera essencial assegurar e promover a segurança interna das populações, bem como apoiar as boas condições de funcionamento e operacionalidade do Posto Territorial da GNR em Lanheses, atendendo a que as atuais instalações são precárias e já não asseguram as melhores condições operacionais e logísticas para as missões da GNR”, lê-se na proposta de protocolo de colaboração ontem aprovada em reunião ordinária do executivo.

Por isso, “o executivo municipal propõe ao Ministério da Administração Interna e ao Comando Nacional da GNR a celebração de um Protocolo de Colaboração Técnico Financeiro para a construção do novo Posto Territorial da GNR em Lanheses, disponibilizando o Município de Viana do Castelo para o efeito o terreno necessário ao equipamento, em regime de direito de superfície, e a colaboração financeira de 50% dos custos da construção do equipamento e a execução total dos arranjos exteriores”.

O Posto Territorial da GNR de Lanheses abrange as freguesias de Lanheses, União de Freguesias de Geraz do Lima, União de Freguesias de Torre e Vila Mou, União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda e Freguesia da Montaria, com uma área aproximada de 102,14 km2 e 7.130 habitantes de acordo com os Censos de 2011.

O Posto Territorial da GNR de Lanheses entre 2018 e 2020 teve um número de efetivos de 14 unidades, entre guardas, cabos e sargentos e um número de 3 viaturas de apoio operacional.

As ações e missões deste Posto vão desde o patrulhamento, prevenção e combate à criminalidade contra as pessoas, contra o património, contra a sociedade e contra o Estado, prevenção rodoviária e vigilância florestal.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la muchacha du Louvre
  • happy hour
  • le senior des Panoramas
  • a touch of Africa
  • abysmal tale
  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres