Altominho.tv
MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ

Jovens de Arcos de Valdevez isentos de pagamento de IMT

O município de Arcos de Valdevez anunciou que os jovens do concelho estão isentos do pagamento de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).

Segundo a nota enviada à imprensa, esta medida integra um conjunto de incentivos à fixação de população no concelho, nomeadamente ao nível da construção de casas, reabilitação de habitação e isenção ou redução de impostos para os jovens.

De acordo com o Regulamento Municipal para a Concessão de Incentivos à Habitação em Arcos de Valdevez, ficam isentas do pagamento de IMT as aquisições efetuadas por jovens, de prédio ou fração autónoma de prédio urbano situado na área do município, destinado exclusivamente a habitação própria e permanente dos mesmos.

Este regulamento integra a Estratégia Local de Habitação preconizada pelo município e as medidas do programa Repovoar, contribuindo para “dinamizar o território, criar emprego, atrair investimento, gerar rendimento e contribuir para a fixação, a atração e o regresso de pessoas”, destaca a nota.

Desde o início do ano, segundo a autarquia, já foram aprovados nove pedidos de isenção de IMT para jovens.

Os jovens de Arcos de Valdevez poderão ainda usufruir da isenção de IMI, redução ou isenção de taxas municipais e de uma comparticipação para a realização de obras de construção ou reabilitação de habitação própria.

A Câmara Municipal aprovou a Estratégia Local para a Habitação, onde constam estes incentivos e outros apoios à habitação, num investimento de mais de 9,6 milhões de euros a concretizar nos próximos seis anos. Com estas medidas, e outras em curso, a autarquia procura “fixar e atrair pessoas” para o concelho.