Altominho.tv

Arcos de Valdevez abre concurso por 1,5 ME para criar galeria cultural

A Câmara de Arcos de Valdevez abriu concurso público para a criação de uma galeria cultural pelo preço base de mais 1,5 milhões de euros, valor a que acresce o IVA.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República (DR), o prazo de execução da obra é de um ano.

As propostas podem ser apresentadas até às 18h00 do dia 12 de fevereiro.

A galeria municipal integra a empreitada de requalificação, por 2,6 milhões de euros, do cineteatro Alameda, que iniciou a sua atividade em finais da década de 60 do século XX.

A empreitada do cineteatro já foi iniciada com o objetivo de “criar um espaço para desenvolver projetos de criação artística e produção no território, facilitando a sustentabilidade e crescimento dentro da área das indústrias culturais e criativas”.

A requalificação do cineteatro “passa pelo melhoramento e adaptação dos seus espaços para receber projetos criativos nas áreas do espetáculo, visando uma oferta cultural diversificada, alargada e melhorada face à Casa das Artes”.

A capacidade total prevista é de 354 lugares sentados, com 250 lugares na plateia e 104 lugares no balcão.

Já a galeria cultural irá acolher exposições e eventos culturais. No piso inferior será criada uma cafetaria para servir tanto a galeria como o novo espaço cultural que está a ser criado no antigo cineteatro.