Altominho.tv
FACEBOOK LILIANA SILVA

Ex-deputada e atual vereadora do PSD concorre em Caminha com o CDS, Aliança e PPM

A ex-deputada pelo Alto Minho e atual vereadora do PSD na Câmara de Caminha vai concorrer àquela autarquia em coligação com CDS-PP, Aliança e PPM.

Segundo acórdão publicado em Diário da República, o Tribunal Constitucional decidiu “nada haver que obste a que a coligação entre o Partido Social Democrata (PPD/PSD), o CDS – Partido Popular (CDS-PP), o Aliança (A) e o Partido Popular Monárquico (PPM), constituída com a finalidade de concorrer, às eleições autárquicas de 2021, a todos os órgãos autárquicos do concelho de Caminha”.

O documento, de 20 de julho, o tribunal aceitou ainda que aquela coligação “adote a denominação O Concelho em Primeiro” para concorrer às eleições autárquicas de 26 de setembro.

A candidatura da social-democrata Liliana Silva à Câmara de Caminha foi aprovada, em março, pela comissão política distrital do PSD.

Liliana Silva, de 42 anos, é ex-deputada do PSD na Assembleia da República, eleita pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo em janeiro de 2019 e atual vereadora no executivo da maioria socialista liderado por Miguel Alves, juntamente com os social-democratas Paulo Pereira e Manuel Marques.

A contabilista é ainda presidente da comissão política concelhia do partido.

Liliana Silva foi eleita líder local do PSD em novembro último, num sufrágio a que se apresentou uma lista única e que elegeu, ainda, Rosa Máximo para presidente da Mesa da Assembleia. Pela primeira vez na história do PSD de Caminha, a liderança dos dois principais órgãos do partido está nas mãos de mulheres.

Nas autárquicas de 2017, o PS conquistou 53,15% dos votos e quatro mandatos, enquanto o PSD ficou-se pelos 39,14%, garantindo três lugares no executivo municipal. Nessas eleições, o PSD apostou na ex-autarca Júlia Paula Costa para recuperar aquela autarquia do Alto Minho, que havia perdido quatro anos antes para o PS.

Nas eleições de 26 de setembro, além da candidatura de coligação encabeçada por Liliana Silva, concorrem o atual presidente da câmara, Miguel Alves que se recandidata pela última vez, Rui Seixo pela CDU, e Luís Braga pelo Bloco de Esquerda.

Fora da corrida ficou o candidato do Chega! que entregou as listas de candidatura às eleições autárquicas de setembro nos serviços da autarquia e não no Tribunal, como é exigido por lei.