Altominho.tv
CMMelgaço

Presidente da República regressa a Melgaço para entrega dos prémios Jean Loup Passek

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, regressou este domingo a Melgaço para a cerimónia de entrega dos Prémios Jean-Loup Passek que teve lugar na Casa da Cultura, cumprindo a promessa que havia feito na sua última visita, de voltar para o MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço.

Este ano o Prémio Jean Loup Passek contou com 31 documentários a concurso: 19 longas-metragens e 12 curtas e médias metragens, sendo que nove dos documentários selecionados concorreram também na categoria de melhor documentário português.

O filme “Acasa”, do romeno Radu Ciorniciuc venceu o prémio Jean Loup Passek, para a melhor longa-metragem internacional, da 7.ª edição do Festival Internacional de Documentário de Melgaço (MDoc), que terminou este domingo.

Após a sessão, Marcelo Rebelo de Sousa foi até à cantina da EB2,3S de Melgaço, onde jantou com o presidente do município de Melgaço, Manoel Batista, e a Vice-presidente e vereadora da Cultura, Maria José Codesso.

Recorde-se que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou em maio o Museu de Cinema Jean Loup Passek, onde teve oportunidade de apreciar o espólio e prometeu regressar.

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço é organizado pela AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, em parceria com a Câmara Municipal de Melgaço.

Desde 2014 que o festival pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre identidade, memória e fronteira e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região.