Altominho.tv

Aluno do IPVC vence prémio do projeto Geração Verdão

Miguel Cruzeiro arrecadou o segundo lugar no desafio “Vídeo/Animação” do projeto Geração Verdão.

A entrega dos certificados e dos prémios decorrerá durante a cerimónia do Galardão Eco Escolas 2021, em Sintra, no dia 12 de outubro.

O vídeo do estudante da ESTG-IPVC aborda o tema da Economia Circular, destacando o ciclo de vida de uma embalagem à escolha (preferencialmente recorrendo a animação gráfica com duração máxima de um minuto e 30 segundos). O trabalho de Miguel Cruzeiro ficou em 2.º lugar no desafio “Vídeo/Animação”, onde a mensagem que passa é a importância de todos fazermos a nossa parte para reciclar e “tornar o mundo num local saudável para todos”.  O estudante participou pela primeira vez num concurso e este trabalho também foi o primeiro que fez na área do vídeo animado. “Foi uma experiência diferente e correu muito bem”, confessou o estudante, mostrando-se “muito feliz” pelo reconhecimento. “É o que gosto de fazer e esta foi uma oportunidade de mostrar o meu valor, mas também um incentivo para explorar mais e melhor esta área”, assumiu.

O Ciclo de Vida de um simples pacote de plástico compreende-se em três fases: A Criação, O Consumo e A Reciclagem, começa por referir o aluno Miguel Cruzeiro, enumerando todo o processo ao longo do vídeo/animação. “O Petróleo foi formado a partir de restos de plantas e animais marinhos que viveram há milhões de anos, deixando no fundo do mar uma lama composta de substâncias que são extraídas por petrolíferas e após vários tratamentos e transformações, transportada para fábricas. Nas fábricas, o pacote, já plastificado, é modificado de acordo com a marca e conteúdo dentro do mesmo. É empacotado, ainda dentro da fábrica, por máquinas e funcionários e seguidamente é pronto para extração”, explica o aluno que terminou agora o 2.º ano da licenciatura de Engenharia da Computação e Multimédia da ESTG-IPVC.

O guião segue com a fase do transporte das embalagens de leite por várias empresas, para supermercados e outras instituições, sendo posteriormente adquirida por clientes, que o levam para vários destinos, com o objetivo de ser consumido. “A embalagem depois de usada, deverá ser atirada para o lixo, onde começará a sua reciclagem. Depois de colocado para reciclagem, o pacote, junto com outros produtos, é levado pelo camião do lixo e transportado para locais específicos onde irá ser feita a sua coleta e separação, revalorização e transformação para que possa ser reutilizado”, acrescenta o estudante no guião.

“O objetivo é divulgar o curso, a ESTG-IPVC e o Campus Sustentável e Inclusivo em termos ambientais e sociais do IPVC”, assumiu, entretanto, o coordenador do projeto Eco Escolas na ESTG-IPVC, Carlos Oliveira, recordando que todas as escolas do IPVC integram a Eco Escolas tendo Bandeiras Verdes hasteadas.

O trabalho foi concretizado pelo aluno Miguel Cruzeiro com a orientação do professor Nuno Cristino Ribeiro, responsável pela unidade Curricular Pós-Produção Audiovisual, sendo a coordenadora do curso a professora Paula Rego.

De destacar que o projeto Geração Verdão é um programa de sensibilização e educação ambiental desenvolvido pela Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem em Portugal através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar. O Desafio “Geração Verdão em Circulação” pretende trabalhar o conceito de economia circular desafiando as escolas a investigar e representar o ciclo de vida de uma embalagem recorrendo a vários formatos consoante o nível de ensino.