Altominho.tv

Francisco Sampaio homenageado com lançamento de coletânea “A Falar de Viana”

A Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou o professor e etnógrafo Francisco Sampaio com o lançamento de uma Coletânea de Textos publicados na revista “A Falar de Viana”, no dia em que completa 84 anos de idade.

Em comunicado, a autarquia classificou Francisco Sampaio “como um dos maiores impulsionadores da criação do Museu do Traje e um dos maiores conhecedores das tradições em torno da Romaria de Nossa Senhora da Agonia”.

Em 2019, o município atribuiu o nome de Francisco Sampaio à galeria do piso 0 do Museu do Traje.

Francisco Sampaio exerceu, entre outras funções, a de técnico superior do Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo, professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), presidente da extinta Comissão Regional de Turismo do Alto Minho, desde 1980 até se reformar.

É autor de dezenas de títulos, que versaram sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, tendo sido também colaborador de várias publicações do Alto Minho. Redigiu o estudo que serviu de base à Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d’Agonia, que foi aprovada em 2013.