Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MONÇÃO

Concluída rede de saneamento que serve cerca de 200 habitantes em Longos Vales

A Câmara de Monção anunciou esta terça-feira que a rede de saneamento de Serzedo, na freguesia de Longos Vales, está concluída.

Segundo a autarquia, “os trabalhos consistiram na construção de infraestruturas de saneamento de águas residuais, nomeadamente, rede de drenagem, estação e condutas elevatórias, abrangendo os lugares de Serzedo, Bouça e Corgo e servindo uma população de cerca de 200 habitantes”.

A rede de drenagem do lugar de Serzedo consta da rede principal, no lugar de Serzedo, e duas redes secundárias, uma no lugar de Bouça e outra no Lugar do Corgo. Os efluentes drenam para os respetivos poços de bombagem e, a partir daqui, são conduzidos, para a caixa de visita da rede principal, através de condutas elevatórias.

Com a conclusão da obra, a rede encontra-se pronta para receber os ramais de ligação às habitações. “Os custos de colocação de ramais, até 20 metros, são suportados pela Câmara de Monção, tendo o beneficiário apenas de pagar a taxa de vistoria”, explica a autarquia, acrescentando que os interessados devem apresentar o requerimento no Balcão Único de Atendimento, no Edifício do Loreto.

Este investimento “assume-se de extrema importância para a preservação ambiental e para a resolução de determinados problemas sanitários, os quais resultam do deficiente funcionamento das fossas séticas individuais, decorrente das más condições naturais de drenagem do solo”, sustenta ainda o município.