Altominho.tv

Presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, eleito Presidente do Conselho de Administração do CITIN

O Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, foi eleito Presidente do Conselho de Administração do CITIN – Centro de Interface Tecnológico Industrial do Alto Minho, que se encontra localizado na IN.Cubo, nos Arcos de Valdevez. José Maria Costa, Presidente da CIM Alto Minho foi, na mesma eleição, o escolhido para presidir à Assembleia Geral.

Com um capital social de 360 mil euros, “o CITIN, tem como objetivo produzir investigação para aumentar a competitividade das empresas da região assentando em três domínios de especialização: Sistemas avançados de produção, Sistemas Ciberfísicos e Indústria da Mobilidade e Ambiente”.

Para além do IPVC o CITIN é constituído pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), pela Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (ACIBTM), e pelas empresas: Antolin Lusitania, BMVIV, Coindu, DS Smith, EMIR, Metaloviana, NM3D, Portas Arcoense, SONORGÁS, The Tomorrow Company, TINTEX e West Sea.

Carlos Rodrigues sublinha que “a criação deste Centro vinha já a ser pensada há algum tempo, e que era um desígnio de várias entidades do Alto Minho”. A oficialização do CITIN é para Carlos Rodrigues, “a concretização de vários anos de trabalho por parte do IPVC, que vem colmatar esta lacuna, uma vez que na região do alto Minho apenas está implementado uma infraestrutura tecnológica – a In.CUBO – que configura um Centro de Incubação de Base tecnológica, ou seja, na região não existia qualquer Centro de Interface Tecnológico”.

O CiTin encontra-se atualmente a recrutar dois investigadores seniores, que irão coordenar as atividades de I&D nas áreas de Sistemas Avançados de Produção e Sistemas Ciberfísicos.