Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MELGAÇO

Jornadas de Turismo de Natureza regressam a Melgaço de 3 a 8 de junho

Melgaço volta a ser palco da iniciativa Pegada Zero – Jornadas de Turismo de Natureza que, entre os dias 3 e 8 de junho, apresenta várias atividades para crianças e adultos.

Com características geográficas e geológicas que permitem a prática dos desportos de rio e montanha mais exigentes ao longo de todo o ano, Melgaço apresenta potencialidades na vertente de turismo de natureza que o Pegada Zero vai aproveitar para promover em mais uma edição, em parceria com agentes que atuam na região, nomeadamente, empresas de animação, restauração, alojamento, entre outros.

Para a Fam Trip, o programa do evento arranca na quinta-feira, dia 3 de junho, com canyoning e o Trilho Interpretativo de Castro Laboreiro, prosseguindo no dia seguinte, com a prática de rafting e visitas à queijaria Prados de Melgaço e à adega Quinta Do Regueiro.

No dia 5, está prevista a oficina na natureza “Trilho do Megalitismo”, com início do percurso pedestre na Branda do Rodeiro, em Castro Laboreiro, e visita aos monumentos megalíticos com a arqueóloga Alda Rodrigues. Durante o percurso decorrem ainda as intervenções “O Lobo e as Comunidades Locais – Uma Pegada com Futuro”, por Francisco Álvares, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, e “Montanha, Aventura em Segurança” e “A Flora do Planalto de Castro Laboreiro, usos e costumes”, por Sónia Nogueira, da Experiences & Events in Nature.

As atividades de turismo de natureza vão decorrer no dia 6 de junho e incluem workshop sobre plantas aromáticas e medicinais com um pequeno tour pedestre e degustação, tour guiado Brandas & Inverneiras com lanche regional, rafting no rio Minho, canyoning e salto pendular na ponte internacional do Peso. Todas as atividades têm inscrição obrigatória, junto das empresas promotoras.

Os últimos dois dias do evento são reservados para as atividades destinadas à comunidade escolar. O programa contempla visitas interpretativas e interativas, residências científicas e residências desportivas na Natureza.