Altominho.tv

Capitania do Porto e Comando Local da Polícia Marítima de Caminha participam em exercício combinado de segurança e salvamento

A Capitania do Porto e o Comando Local da Polícia Marítima de Caminha vão participar num exercício combinado de segurança e salvamento marítimo/fluvial, promovido pela Armada Espanhola, denominado MARSEC 21.

Em comunicado, informaram que “O MARSEC 21, envolve doze cenários diferentes, em que 11 deles decorrerão apenas no Reino de Espanha e um outro numa zona de fronteira com a República Portuguesa, tendo sido indicado, para esse efeito, o troço internacional do rio Minho (TIRM)”.

O exercício, vai contar com a participação de diversas forças militares, de segurança, de proteção civil e autarquias, e “tem como objetivo principal, treinar os procedimentos de operacionais entre a Comandância Naval del Miño e a Capitania do Porto e o Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, bem como todas as outras forças envolvidas e que normalmente contribuem para o dispositivo de segurança e salvamento fluvial, no TIRM”.

No dia 19 de maio será realizado um exercício de salvamento fluvial, “após simulação do naufrágio de uma embarcação de recreio, que resultará em alguns feridos e desaparecidos, envolvendo resgate aquático, buscas apeadas nas margens e buscas de superfície e de subsuperfície, com equipas de mergulhadores de ambas as Marinhas e da Polícia Marítima”.

Ainda no dia 19 de maio, uma equipa do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima, “irá treinar as ações de perícia policial subaquática, que seriam expectáveis no caso da existência de suspeitas de crime, relacionado com o cenário de afundamento da referida embarcação”.

No dia 20 de maio, “serão treinados os procedimentos de apoio à proteção civil, no âmbito dos procedimentos relacionados com as operações de recolha de água (scooping) em ações de combate aos fogos florestais”.

No âmbito deste exercício será ainda efetuada a limpeza e interdição da área, e posterior controlo da navegação, possibilitando a realização das operações aéreas em segurança.