Altominho.tv

Joaquim Sá bate Recorde Nacional por idades nos 800 metros e lidera Ranking Europeu

Joaquim Sá foi a grande figura do Torneio de Abril disputado no passado sábado (24 de abril), um evento que marcou o regresso das competições ao Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

O mais experiente atleta em prova, Joaquim Sá do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez, de 73 anos, com a marca de 2.52,77 nos 800m bateu por larga margem (por 7,03 segundos) o Recorde Nacional da sua idade que estava na posse do atleta do Sport Lisboa e Benfica Adriano Gomes desde 1996 (2.59,8).

Esta marca torna-o provisoriamente o Líder do Ranking Europeu de 2021 do seu escalão M70 (70 a 74 anos). Ainda nos 800m o CAAV esteve bem representado com o 1º M50 José Correia e o 3º Juvenil Tiago Nogueira (na sua estreia ao serviço do CAAV).

Em femininos, as 2 atletas do CAAV presentes estiveram igualmente brilhantes na sua primeira prova de obstáculos (1500m Obstáculos Iniciadas) tendo Sofia Marujo vencido com Eva Chippendale no 2º lugar.

Os Ranking Mundiais e Europeus de Veteranos podem ser consultados em World Masters Rankings https://mastersrankings.com/

Os Recordes Nacionais por idades podem ser consultados em Estatísticas do Atletismo Português http://atletismo-estatistica.pt/recordes/recordes-nacionais-por-idades/masculinos e são uma compilação do Estatístico Manuel Arons de Carvalho em colaboração com a ANAV – Associação Nacional Atletismo Veterano e com José Neves.

A AltominhoTV entrevistou este atleta veterano em 2015, fique a conhecer a história deste atleta courense.