Altominho.tv

Jovens do concelho de Caminha vão dispor em breve do Cartão Jovem Municipal

Os jovens do concelho de Caminha, entre os 12 e os 29 anos inclusive, terão em breve acesso a uma rede europeia de descontos e benefícios, através do Cartão Jovem Municipal.

Segundo a autarquia, o objetivo é “contribuir para o bem-estar, realização pessoal e plena participação social dos jovens e para o desenvolvimento da política municipal de apoio à juventude”.

O respetivo Regulamento foi aprovado esta semana pelo executivo, devendo ser apreciado e votado em Assembleia Municipal ainda este mês.

“Este é mais um passo que damos na valorização de políticas públicas para a juventude do nosso concelho. Ao mesmo tempo em que se dinamiza o comércio local, fomentando a aquisição de bens pelos jovens, criamos parcerias fantásticas que irão promover o nosso território e o que de melhor temos no concelho para oferecer”, refere o vereador da Juventude, Rui Lages, lembrando que com este Cartão Jovem Municipal, “passamos a integrar uma vasta rede de apoios aos jovens”.

“As vantagens do Cartão Jovem Municipal têm a particularidade de poderem ser utilizadas no Município, em Portugal e na Europa. O Cartão Jovem Municipal é uma modalidade do Cartão Jovem E.Y.C. (European Youth Card), proporcionando aos seus futuros titulares mais de 40 mil vantagens europeias, das quais 4.000 são nacionais, através de descontos, reduções e isenções em produtos e serviços prestados por entidades públicas e privadas”, sublinha ainda Rui Lages.

De acordo com o próprio regulamento, o Cartão Jovem Municipal de Caminha é uma proposta da iniciativa da Câmara Municipal, que reconhece à juventude “um papel de extrema relevância, para o desenvolvimento do concelho. Destina -se aos jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos de idade, inclusive, e visa proporcionar -lhes vantagens, traduzidas num conjunto de reduções em produtos e serviços prestados pela autarquia, assim como, na medida do possível, descontos ao nível do comércio e serviços locais”.

A criação do Cartão Jovem Municipal faz parte das políticas municipais de juventude que têm sido implementadas pelo executivo.

Para a Câmara Municipal de Caminha, “a implementação deste projeto assume-se, também, como um veículo de informação, divulgação e promoção dos vários serviços do concelho e do comércio tradicional local, para além de pretender reforçar a motivação e participação dos jovens nas atividades de cariz social, recreativo, cultural e desportivo”.

Segundo o regulamento, este Cartão Jovem Municipal, permitirá aos seus portadores terem acesso a todas as vantagens inerentes ao Cartão Jovem E.Y.C.

A autarquia disse ainda que as vantagens disponibilizadas pelo Município de Caminha e pelas entidades angariadas serão divulgadas através do portal Cartão Jovem E.Y.C. em www.cartaojovem.pt (área referente ao Município de Caminha), bem como na página eletrónica do Município.