Altominho.tv

BTT XCO Vila de Melgaço regressa com nova pista, mas sem público

Melgaço vai receber, no próximo fim de semana, a sétima edição do BTT XCO Vila de Melgaço, pontuável para a Taça de Portugal e para o Campeonato do Minho de BTT XCO. Devido à pandemia, a prova vai realizar-se sem presença de público e com um número limitado de atletas. As inscrições terminam esta quarta-feira.

A competição internacional, promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, município de Melgaço e Melsport, será a primeira da época e marca o regresso dos eventos desportivos ao concelho de Melgaço.

“As nossas expetativas são altas. Os tempos são difíceis, imprevisíveis mesmo, mas, garantido as regras sanitárias, é altura de, paulatinamente, retomarmos a atividade e que melhor maneira senão receber em Melgaço uma prova internacional como vai ser o VII BTT XCO. Esta será a primeira competição da época e os atletas estão ansiosos por retomar a atividade”, afirma o vereador do Desporto da Câmara de Melgaço, José Adriano Lima, citado na nota enviada à imprensa.

A participação está limitada a 450 atletas e, desta vez, apenas na vertente de competição. “Para além dos atletas nacionais, e uma vez que a prova é internacional, também esperamos atletas oriundos de outros países, embora sabendo-se que há muitas limitações e restrições para circular entre países. Isso vai condicionar, de certa forma, a prova deste ano e a vinda de alguns atletas, mas acredito que vamos ter aqui muitos dos melhores atletas da vertente”, realça José Adriano Lima.

A organização garante que a prova vai ser promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre esta entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo, devendo ser adotadas medidas adequadas em caso de infração. “A colaboração de todos é fundamental para que este e outros eventos se realizem”, sublinham.

O VII BTT XCO de Melgaço marca ainda a inauguração da pista permanente, construída junto ao Centro de Estágios. “É uma pista que tem diversos percursos e teve em atenção os diversos níveis e dificuldades. O objetivo é criar um circuito permanente, em que os atletas possam praticar a sua modalidade favorita durante todo o ano e em que a população se possa iniciar no BTT de uma forma fácil”, explica José Adriano Lima.

O programa da prova prevê treinos no sábado, dia 17 de abril, entre as 10h00 e as 17h30, realizando-se a competição no domingo, dia 18. A partida para a primeira corrida, de cadetes masculinos e femininos, será dada às 09h00 e pelas 10h15 realiza-se a prova para os atletas dos escalões de juniores masculinos e para todas as categorias femininas. Os atletas masters masculinos e de paraciclismo masculino vão começar a competir às 12h15 enquanto a prova rainha, para elites e sub 23 masculinos, tem início marcado para as 14h30.