Altominho.tv

Comissão de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês reuniu pela primeira vez

Realizou-se no passado 6 de abril a primeira reunião da Comissão de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês, dando-se, assim, mais um passo importante neste novo modelo de gestão e rumo a uma nova fase na sua história de área protegida com cinquenta anos.


Esta parceria resulta da união entre o ICNF e os cinco municípios que integram esta área
protegida, e de cinco outras entidades relevantes para o desenvolvimento sustentável do
território que, num modelo de gestão partilhada, e de proximidade à população, definirão
uma estratégia de valorização da área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade nas dimensões social, económica, ambiental e cultural.


A Comissão de Cogestão foi formalmente constituída no passado dia 19 de março e é
presidida pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Integra um representante do ICNF, outro da Universidade do Minho (que representará aos instituições de ensino superior), um representante da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, um representante dos baldios do Parque Nacional da Peneda-Gerês (por intermédio da Associação Florestal Atlântica), um representante das ONGAs e equiparadas, nomeado pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente e, ainda, a ADERE-Penda Gerês, associação de desenvolvimento deste parque nacional.


Pretende-se que esta seja uma nova fase para o Parque Nacional Peneda Gerês, de maior
dinamismo, maior proximidade e envolvimento na valorização e promoção das potencialidades do único Parque Nacional de Portugal