Altominho.tv

Município reforça apoio a construção de Centro de Atividades Ocupacionais da APCVC

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitaram as obras que estão a decorrer para adaptação do espaço arrendado pela Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo (APCVC).

Durante esta visita foi assinado um novo Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município de Viana do Castelo e a APCVC, “que prevê um apoio de 85 mil euros para a segunda fase da obra, que deverá estar concluída a tempo do próximo ano letivo”.

“No plano estratégico da APCVC está a implementação de um Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) para pessoas com paralisia cerebral ou situações neurológicas afins, com mais de 18 anos, na freguesia de Santa Marta de Portuzelo”, lê-se na nota enviada pela autarquia.

Esta necessidade “surge das solicitações das famílias de pessoas com paralisia cerebral (multideficiência) que não encontram um CAO específico para os seus filhos no distrito”.

O espaço onde vai funcionar o centro encontra-se arrendado na Rua de Santa Martinha, em Santa Marta de Portuzelo, por um período de 20 anos, “e as obras estão a decorrer a bom ritmo”.

Nesta nova resposta da APCVC prevê-se criar pelo menos 12 novos postos de trabalho.

As obras de adaptação do espaço arrendado pela APCVC “correspondem a uma empreitada de 252 mil euros, acrescidos de IVA”.

O Município já tinha atribuído 75 mil euros para a primeira fase da obra, que agora reforça com mais 85.622 euros.

A APCVC é uma IPSS sem fins lucrativos cuja missão é dar resposta às necessidades da pessoa com paralisia cerebral e outras situações neurológicas do distrito de Viana do Castelo.

Está em atividade desde outubro de 2005 e presta atendimento a cerca de 230 utentes de todo o distrito.

Tem como objetivo otimizar a qualidade do serviço prestado com vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas com paralisia cerebral, visando ser uma organização de referência na habilitação e integração da pessoa com paralisia cerebral e situações neurológicas afins.