Altominho.tv

Festa do Alvarinho e do Fumeiro vai acontecer em Melgaço, mas com um novo conceito

A Câmara de Melgaço renovou o conceito da festa que, este ano, se celebra durante dois fins de semana dedicados ao Alvarinho e fumeiro do concelho.

A edição 2021 da Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que todos os anos decorre durante três dias num recinto instalado para o efeito, e que em 2020 foi assinalada em formato online, com degustações e animação através das redes sociais, vai apresentar, de 7 a 9 e de 14 a 16 de maio, um programa adaptado à pandemia.

Em comunicado publicado no Facebook, o município adiantou que, durante aqueles dois fins de semana, haverá um Mercado Central com venda de vinhos e produtos regionais, no Largo Hermenegildo Solheiro, harmonização com vinhos de alvarinho na restauração local, visitas às adegas dos produtores de vinho e aos espaços dos produtores de fumeiro e dos produtos regionais, prova temática de alvarinhos, com press tour à região, e venda online dos vinhos e produtos.

“As atuais circunstâncias não permitem a realização da nossa Festa nos moldes habituais. Assim, uma vez mais, renovamos o conceito da Festa do Alvarinho e do Fumeiro: serão dois fins de semana dedicados ao alvarinho e fumeiro de Melgaço, mas também à excelente gastronomia e às diferentes experiências que o território oferece”, sustenta o município, acrescentando que a ideia é “celebrar o território em segurança”.

“Não podemos nunca abandonar a Festa do Alvarinho e do Fumeiro e temos sempre de assinalá-la”, reforçou Manoel Batista em declarações à Altominho TV. “Este ano vai haver festa com um conceito diferente. Queremos que tenha uma vertente digital e uma vertente de visitação do território”, acrescentou.

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço começou, em 1995, “como uma mostra de produtos locais para as populações locais e, em 2009, o Turismo de Portugal reconheceu o seu Interesse para o Turismo”.