Altominho.tv

Politécnico de Viana lança projeto piloto que vai retirar mais de uma tonelada anual de plásticos de uso único na instituição

No próximo ano letivo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vai arrancar com um projeto piloto que anualmente vai retirar, das suas seis Escolas Superiores, mais de uma tonelada de garrafas plásticas de utilização única.

“Trata-se do projeto Refill H2O, coordenado pelo investigador do IPVC, António Curado, que foi considerado o melhor, entre as 24 candidaturas ao Programa “ambiente, alterações climáticas e economia de baixo carbono”, promovido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC). O projeto terá a duração de 18 meses e começará a ser implementado em setembro, num financiamento de 140.349,64 € para a redução do lixo marinho”, deu hoje nota o IPVC.

O Projeto “pretende incrementar a utilização de matérias-primas secundárias que permitam substituir o uso dos plásticos, estando a ser desenvolvida uma estação de reenchimento de garrafas de água reutilizáveis isentas de plásticos”.

Em curso está igualmente o desenvolvimento de dois protótipos de garrafas “inteligentes” que vão estar em sintonia com a estação de reenchimento.

As garrafas, desenvolvidas por João Mendes, aluno do curso de Mestrado em Design Integrado, da Escola superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, têm um design atrativo assente em materiais devidamente selecionados, isento de plásticos, que permitirá a reutilização em larga escala garantindo a qualidade da água armazenada.

Já o investigador do Politécnico de Viana do Castelo, Sérgio Lopes, está a desenvolver a estação interativa de reenchimento com o auxílio de Eduardo Avelar e Francisco Ferraz, estudantes do Curso de Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores.

O dispositivo irá, segundo Sérgio Lopes, “comunicar com a garrafa através de uma etiqueta digital, uma etiqueta eletrónica, que irá permitir a comunicação e identificação da garrafa que estará associada a um determinado utilizador”.

Esta monitorização por utilizadores, ou grupo de utilizadores, irá permitir aferir métricas sobre o real impacto do projeto e qual o seu contributo para a sustentabilidade económica e ambiental.