Altominho.tv

Águas do Alto Minho aumenta para 129 os locais de pagamento presencial de faturas

A empresa de gestão das redes de água e saneamento Águas do Alto Minho (AdAM) vai aumentar, em abril, para 129 os locais de pagamento presencial de faturas, mais 56 que os que já existentes, foi hoje divulgado.

“A ADAM, com os CTT, irá aumentar significativamente os locais de pagamento presencial a partir das faturas emitidas em abril. Esta é mais uma das medidas de melhoria do serviço de atendimento ao cliente, que irá aumentar em mais 56 locais (lojas e postos dos CTT), distribuídos pelos sete municípios da sua área de atuação”, refere um comunicado enviado às redações.

No documento, a empresa que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento básico de sete dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo explicou que a abertura daqueles locais “irá permitir aos clientes passarem a ter, no global, 129 locais (8 lojas AdAM/65 agentes Pagaqui/ e 56 lojas e postos CTT) onde podem efetuar o pagamento das suas faturas, garantido mais proximidade e evitando deslocações desnecessárias”.

A empresa destacou ainda que, nos últimos 13 dias, o reforço do serviço de apoio ao cliente “garantiu o contacto junto de 21.826 clientes”.

“Foi implementado um sistema de apoio ao cliente reforçado, para o atendimento por marcação, telefónico e ‘online’, no seu balcão digital e aplicação myAQUA, para responder às dúvidas que sejam levantadas pelos seus clientes. O reforço do atendimento telefónico com mais 19 pessoas permitiu o atendimento de 9.329 clientes, em 13 dias, desde 22 de fevereiro, traduzindo-se numa taxa de 90%”, sustenta a empresa.

A AdAM acrescentou que “também foi reforçado o atendimento nas lojas, por marcação prévia, o que permitiu atender 5.571 clientes em apenas 13 dias”.

Já “no que se refere ao atendimento do ‘backoffice’, balcão digital e redes sociai,s o reforço das equipas permitiu dar resposta a 6.926 solicitações de clientes”.

“Conclui-se que, em apenas 13 dias, a AdAM respondeu, de forma robusta, às questões identificadas, tendo no global garantido o contacto junto de 21.826 clientes”.

A AdAM é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% pelos municípios de Arcos de Valdevez (PSD), Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Valença (PSD), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (Movimento independente PenCe – Pensar Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

Três concelhos do distrito – Ponte da Barca (PSD), Monção (PSD) e Melgaço (PS) – reprovaram a constituição daquela parceria.

A nova empresa começou a operar em janeiro de 2020, “dimensionada para fornecer mais de nove milhões de metros cúbicos de água potável, por ano, e para recolher e tratar mais de seis milhões de metros cúbicos de água residual, por ano, a cerca de 70 mil clientes”.

Em janeiro deste ano, a AdAM anunciou o início da regularização de consumos não faturados em 2020, na sequência de erros que afetaram 15 mil consumidores.

A constituição da empresa tem sido contestada por vários partidos e pela população, que se queixam do aumento “exponencial” das tarifas e do “mau” funcionamento dos serviços, reclamando a sua reversão e a devolução da gestão daquelas redes a cada um dos municípios.