Altominho.tv

Aprovados apoios de 120 mil euros a sapadores florestais de Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez aprovou protocolos com quatro equipas de sapadores florestais, no valor de 120 mil euros, para garantir a limpeza de cerca de 40 quilómetros de estradas, duas vezes por ano.

Em comunicado, a autarquia adiantou que os protocolos vão ser celebrados com a Associação Florestal Atlântica, a Associação Florestal do Lima e as Assembleias de Compartes dos Baldios das Freguesias de Cabreiro e Gavieira.

Os protocolos “têm como principal objetivo a prevenção de incêndios florestais, através da realização de ações de silvicultura preventiva, nomeadamente a criação de faixas de gestão de combustíveis, ações de fogo controlado, vigilância das áreas rurais, assim como ações de primeira intervenção, apoio ao combate e as subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio”.

As equipas de sapadores florestais estão integradas no Dispositivo Operacional Municipal, conforme definido no Plano Operacional Municipal (POM), parte integrante do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) e procedem a ações de primeira intervenção, vigilância e rescaldo.