Altominho.tv

Arcos de Valdevez investe 73 mil euros em obra do Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo

A Câmara de Arcos de Valdevez consignou uma empreitada de cerca de 73 mil euros para requalificar o edifício do Centro Interpretativo e Etnográfico do Soajo.

Em comunicado enviado à imprensa, o município adianta que a obra tem um prazo de execução de 120 dias e, numa primeira fase, visa a “recuperação da estrutura do edifício”.

“Esta primeira intervenção do Centro Interpretativo e Etnográfico de Soajo foi consignada por 73.197,61 euros e tem por objetivo a alteração e adaptação funcional do edifício da antiga Câmara”, localizado no Largo do Eiró, refere a autarquia.

A obra prevê a ocupação do piso inferior com “instalação sanitária de acesso público e zona de arrumos e armazenagem” e, no piso superior, a dotação de um “pequeno backoffice e sala de exposição, ampla e adequadamente infraestruturada para receber os conteúdos temáticos do projeto”.

Concluídas as obras de construção, decorrerá “a fase de montagem das exposições temáticas que vão promover o legado histórico e etnográfico deste antigo concelho, através de um discurso interpretativo que seja acessível a escolas, turistas e à própria comunidade local”, explica o município.

“Esta segunda fase está estimada em cerca de 80 mil euros e compreende a História, o Território e a Etnografia, que serão comunicadas através de uma multiplicidade de meios, assentes no multimédia, vídeos, objetos e painéis interpretativos”, destaca a nota.

“Com este investimento alarga-se a rede de equipamentos culturais do concelho. Através do mesmo pretende-se valorizar e promover o vasto e rico património cultural de Soajo, bem como reforçar a sua identidade local e atrair visitantes, dinamizar o comércio, a restauração, o artesanato e o turismo”, sustenta a autarquia.