Altominho.tv

Viana do Castelo diz “Não à Violência nas Escolas” através de campanha nacional da GNR

Viana do Castelo aderiu à campanha nacional “Não à Violência das Escolas”, promovida pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

A GNR no lançou a campanha nacional de sensibilização  #NãoSouUmAlvo , visando contribuir para a prevenção e para o combate à violência em ambiente escolar.

Esta campanha “tem como objetivo alertar e sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, para a existência de violência exercida nas escolas, muitas vezes caraterizada como bullying, baseado em atos contínuos de violência física, psicológica e/ou emocional, intencionais e repetidos, com a finalidade de infligir dor e angústia”.

Em nota divulgada hoje, a GNR adiantou que “a campanha da GNR tem como parceiros cerca de 150 municípios que decidiram aderir a esta causa, garantindo-se uma alargada difusão desta imagem, bem como do vídeo em anexo, tratando-se de uma iniciativa enquadrada numa estratégia de consciencialização, que visa contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para a progressiva intolerância social face à violência nas escolas”.

A Guarda Nacional Republicana, em 2020, policiou “cerca de 4 500 escolas com mais de 630 mil alunos. Destes, sinalizou mais de 5 600 crianças e jovens e registou 467 crimes em ambiente escolar”.

A GNR aconselhou ainda a que todos os pais “estejam atentos às alterações no humor dos seus filhos, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, piores resultados e desinteresse na escola, queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento, pois podem traduzir sintomas de uma vítima de bullying”.

A Guarda Nacional Republicana divulgou ainda um vídeo sobre esta temática.