Altominho.tv

Dragagens dos portos de Viana e Vila Praia de Âncora com verba prevista para este ano

O Governo prevê investir quatro milhões de euros em dragagens este ano, em linha com o valor aplicado no ano anterior, anunciou esta terça-feira o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

“Para 2021 temos previstos também quatro milhões de euros para dragagens”, avançou o governante, em resposta aos deputados, numa audição parlamentar na comissão de Agricultura e Mar.

Por sua vez, a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, precisou que, a Norte, estão previstas dragagens em Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim e Vila do Conde.

Recorde-se que a dragagem do porto de Vila Praia de Âncora, tem sido sucessivamente adiada. Inicialmente prevista para o mês de setembro, deverá realizar-se no final do primeiro trimestre de 2021 de acordo com a informação recentemente revelada pelo ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, após questão levantada por Emília Cerqueira, durante o último debate na especialidade do Orçamento de Estado.

No passado mês de outubro, os três deputados do PSD já tinham questionado o ministro Ricardo Serrão Santos acerca do arranque da intervenção. Segundo Jorge Mendes, Emília Cerqueira e Eduardo Teixeira, a dragagem do porto de Vila Praia de Âncora deveria ter-se iniciado em setembro.