Altominho.tv

Dragagem do porto de Vila Praia de Âncora prevista para 2021

A dragagem do porto de Vila Praia de Âncora, em Caminha, inicialmente prevista para este ano, deverá realizar-se no final do primeiro trimestre de 2021.

A informação foi revelada pelo ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, após questão levantada por Emília Cerqueira, durante o debate na especialidade do Orçamento de Estado.

A deputada do PSD eleita por Viana do Castelo relembrou que “é uma intervenção eternamente prometida, sempre anunciada mas, até hoje, não realizada e, isso, é o que interessa aos pescadores que continuam a ver a sua vida em perigo, cada vez que saem para a faina”.

No passado mês de outubro, os três deputados do PSD já tinham questionado o ministro Ricardo Serrão Santos acerca do arranque da intervenção. Segundo Jorge Mendes, Emília Cerqueira e Eduardo Teixeira, a dragagem do porto de Vila Praia de Âncora deveria ter-se iniciado em setembro.

“Não obstante a resposta enviada pelo Ministério do Mar não precisar a altura exata em que as obras serão levadas a efeito, foi abundantemente anunciado localmente que as mesmas ocorreriam no início do mês de setembro”, disseram na altura os deputados em comunicado enviado à imprensa.

Na mesma resposta, o ministro do Mar explicou que “os trabalhos integram uma adjudicação mais vasta, designada de intervenção de alimentação artificial, proteção e reabilitação do sistema costeiro natural da duna dos Caldeirões, através da alimentação remoção e migração de areias da barra, canal de entrada e bacia portuária do porto de Vila Praia de Âncora“.