Altominho.tv

Fundação Bienal de Arte de Cerveira distinguida com dois prémios

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) foi distinguida com os prémios Comunicação Online e Projeto de Educação e Mediação Cultural, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Os prémios foram anunciados esta quinta-feira, durante uma cerimónia online, devido aos constrangimentos impostos pela pandemia.

Com a XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a decorrer até 31 de dezembro em formato duplo incluindo, pela primeira vez, uma edição digital, o prémio na categoria da Comunicação Online “veio reconhecer o trabalho desenvolvido na apresentação online da coleção da FBAC, bem como de atividades museológicas, colocando o museu mais próximo dos públicos e, ao mesmo tempo, promover o conhecimento e divulgação do Museu”, refere a fundação em comunicado.

Já o “Laboratório de Aprendizagem Criativa”, projeto reconhecido com o prémio “Projeto de Educação e Mediação Cultural”, consiste na dinamização de um conjunto de oficinas temáticas em curso até 2021, abrangendo cerca de 1800 jovens estudantes dos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Cerveira, Melgaço e Valença. O objetivo, recorda a FBAC, é “contribuir para a melhoria da qualidade de aprendizagem dos alunos, promover o sucesso escolar e reduzir a taxa de insucesso e abandono, trabalhando temas da cultura e da arte contemporânea, indo ao encontro dos programas curriculares”.

Para o presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, citado no comunicado enviado à imprensa, “estas distinções de âmbito nacional corroboram o excelente trabalho que a Bienal de Cerveira e a sua equipa têm vindo a dinamizar em prol da cultura e das artes, elevando o epíteto de ‘Cerveira, Vila das Artes’”.

Fernando Nogueira referiu ainda que, “apesar de todas as vicissitudes e dificuldades, a Bienal de Cerveira tem conseguido adaptar-se e reinventar-se, mostrando que está bem viva, capaz de continuar a desafiar e até antecipar o futuro” e sublinhou que as duas categorias agora reconhecidas demonstram “por um lado, a maior aposta numa comunicação online com projeção internacional e, por outro lado, o contributo do papel pedagógico da FBAC na reafirmação da importância das artes na formação integral do indivíduo”.

Com o objetivo de “celebrar o que de melhor se faz nos museus de Portugal e pelos seus profissionais”, a 25ª edição da Cerimónia dos Prémios APOM abrangeu, este ano, 32 categorias, num total de 208 candidaturas de instituições de Portugal continental e das regiões autónomas, bem como de projetos expositivos portugueses no estrangeiro.

Na edição anterior, o museu da Fundação Bienal de Arte de Cerveira foi distinguido com o prémio de “Melhor Museu de 2019”.