Altominho.tv

Quinze escolas de Caminha galardoadas com Bandeira Verde

No ano letivo 2019/2020, quinze estabelecimentos de ensino do concelho de Caminha foram galardoados com a Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas. Uma distinção que reconhece o empenho ao nível da educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Em comunicado, o município refere que a Bandeira Verde Eco-Escolas foi atribuída aos centros escolares de Dem e de Vilar de Mouros, ao Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, às escolas básicas e secundárias do Vale do Âncora e Sidónio Pais, às escolas EB1 Âncora – Lage, Cruzeiro – Moledo, Perafita – Lanhelas, Vilarelho, às escolas EB1/JI Caminha, Cruzeiro – Seixas e Loução – Venade, e aos jardins de infância de Igreja Âncora, de Moledo e de Vila Praia de Âncora.

Além do galardão Eco-Escolas, o agrupamento de escolas Sidónio Pais foi também distinguido como um dos agrupamentos 100% Eco-Escolas e a escola EB1 de Âncora -Lage arrecadou o 3º prémio no Desafio Póster Eco-Código.

O concelho de Caminha foi ainda reconhecido como “Município parceiro Eco-Escolas 2020”, por ter colaborado com a implementação do programa. A Associação Bandeira Azul da Europa entregou um diploma ao município, no qual reconhece o esforço e o empenho durante o ano letivo 2019/2020, ao conseguir “envolver ativamente e com sucesso todas as suas escolas públicas, no Programa Eco-Escolas, apresentando uma taxa de implementação de 100%”.

O programa Eco-Escolas, coordenado e implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), destina-se a promover as boas práticas ao nível da educação ambiental, sustentabilidade e cidadania, assim como a reconhecer as ações e o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. O programa visa ainda estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.