Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Câmara de Viana adquire tinteiro em faiança portuguesa fabricado na cidade no século XVIII

A Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu um tinteiro em faiança portuguesa com fabrico de Viana do século XVIII.

Em comunicado, a autarquia explicou que o tinteiro “foi comprado ao Palácio do Correio Velho”, que apresentou a proposta de aquisição ao município por “considerar a importância que a faiança de Viana tem para o Museu de Artes Decorativas” da cidade.

“O tinteiro areeiro com castiçal é feito em faiança e a marca Vianna a azul corresponde à produção da fábrica de Louça de Viana. Trata-se de um exemplar raro produzido na fase inicial de laboração, entre 1774 e 1794, designado pelos estudiosos da área da cerâmica vianense como o primeiro período”, refere a nota.

O tinteiro, que também se pode designar de escrivaninha (possui no mesmo corpo, o tinteiro, o areeiro e uma gaveta), apresenta uma tipologia pouco comum no conjunto de peças  com a marca Vianna  deste  período e é também um exemplar pouco conhecido nas coleções públicas e privadas, não havendo na coleção do Museu de Artes Decorativas peça semelhante na forma e na decoração. A peça conta com decoração em tons de verde com motivos vegetalistas e tem uma gaveta, sendo proveniente da família Freitas Branco.

A fábrica de Louça de Viana iniciou a atividade em 1774 e laborou cerca de 80 anos, encerrando em 1855.