Altominho.tv

Cemitérios de Viana do Castelo abertos com permanência máxima de 30 minutos

Os cemitérios de Viana do Castelo vão estar abertos nos dias 01 e 02 de novembro com limitação de permanência até 30 minutos, lotação definida para cada situação, e sem ajuntamentos com mais de cinco pessoas, foi esta terça-feira divulgado.

Em resposta a um pedido de esclarecimento, fonte autárquica explicou que o plano de contingência acordado com as Juntas de Freguesia do concelho e “adaptado a cada freguesia” inclui “recomendações sobre utilização, zonas de acesso, circulação e lotação”.

“Foi determinado um despacho conjunto com as indicações sobre a limitação máxima do número de pessoas em cada cemitério (de acordo com a área de cada um), respeitando as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), não permitindo ajuntamentos de mais de cinco pessoas no interior do cemitério e limitando a permanência das pessoas até um máximo de 30 minutos”.

Daquele plano consta ainda a “obrigatoriedade de utilização de máscara, de controlo de acessos com o apoio da Corpo Nacional de Escutas (CNE) e forças de segurança”.

No edital publicado hoje pela freguesia urbana de Areosa, no Facebook, a autarquia limita o acesso ao cemitério a 200 pessoas, em simultâneo.

https://www.facebook.com/jfareosa/posts/3405748362847318

O documento, assinado por Rui Mesquita, refere ainda “não serem permitidas no cemitério, as celebrações religiosas e de homenagem habitualmente realizadas nos dias 01 e 02 de novembro”.

Caso não se verifique o “cumprimento generalizado” das disposições acordadas para o concelho, a Junta de Freguesia de Areosa alerta que, “de forma imediata”, poderá “reduzir” a lotação, os ajuntamentos mais de cinco pessoas e a permanência no cemitério. Já “em casos extremos”, poderá encerrar o recinto.