Altominho.tv

Politécnico de Viana do Castelo retoma aulas presenciais a 28 de setembro

Aulas presenciais, horários alargados com aulas também aos sábados, fixação de turmas por sala, utilização de espaços que até aqui estavam afetos a outras atividades técnico-científicas e uso obrigatório de máscara são algumas das medidas implementadas pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) no arranque do ano letivo a 28 de setembro.

Em comunicado, o IPVC acrescenta que a higienização de mãos e dos espaços, sinalética adequada e barreiras para facilitar o movimento da comunidade, “salvaguardando o distanciamento social e evitando o cruzamento entre pessoas no acesso aos espaços letivos”, são outras medidas que marcam o regresso dentro da “nova normalidade”.

“Vamos iniciar o ano letivo a 28 de setembro com ensino essencialmente presencial, estando o IPVC a trabalhar no sentido de criar todas as condições de segurança para os estudantes, docentes e funcionários. Vamos ainda fornecer a cada membro da comunidade académica máscaras e álcool gel”, sublinha o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.

Em relação ao alojamento, o IPVC propõe-se manter o mesmo número de camas do ano anterior, quer nas suas residências quer, com “condições especiais”, nas pousadas da Juventude de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Melgaço e Ponte de Lima, através de protocolo com a entidade gestora.

“O IPVC encontra-se ainda em negociações com diversas entidades da região, no sentido de estas poderem, também em condições especiais, ser uma alternativa para o alojamento dos alunos, de forma a compensar a diminuição da capacidade de alojamento nas residências da instituição”, acrescenta.

Nas cantinas e bares, o IPVC vai disponibilizar o serviço de take-away, para além da redefinição dos horários para almoço, através da implementação de turnos conciliados com os horários de funcionamento das aulas.

Entretanto, o IPVC já pensou “outras soluções” se se registar um agravamento da pandemia de Covid-19, que passam pela transformação de várias salas que estão a ser equipadas com sistemas de captação de som e de imagem que vai permitir o funcionamento das aulas em streaming. Está igualmente prevista a divisão de turmas, por grupos “muito mais reduzidos”. As atividades letivas em sistema síncrono e assíncrono, mas sobretudo a combinação dos dois sistemas, é outra medida considerada.

Perante o cenário de um novo confinamento, o IPVC manifesta-se “igualmente preparado”, uma vez que já o implementou no segundo semestre de 2019/20.

As matrículas dos alunos colocados na primeira fase dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) já estão a decorrer, este ano, num portal que permite que o processo seja feito essencialmente online. O atendimento presencial ocorre mediante agendamento prévio e em caso excecionais.

Em outubro vão ter início os processos de matrícula dos diversos contingentes de acesso e ingresso no ensino superior, mestrados e pós-graduações.