Altominho.tv

Arcos de Valdevez investe na ampliação da incubadora tecnológica

A Câmara de Arcos de Valdevez vai investir cerca de 200 mil euros na criação de mais quatro pavilhões industriais da incubadora In.Cubo, para incentivar a criação de iniciativas empresariais inovadoras de base tecnológica, informou hoje a autarquia.

Em comunicado enviado à imprensa, o município do distrito de Viana do Castelo adiantou que, além da criação dos novos quatro pavilhões industriais na In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, o projeto financiado por fundos comunitário prevê “o fornecimento de equipamento para o Fab.Lab, um laboratório de prototipagem rápida, também conhecido como laboratório de fabricação digital”.

Criada em 2007, aquela incubadora de iniciativas empresariais é participada pela Câmara de Arcos de Valdevez, pelo IPVC e pela Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho (ACIBTM).

“Esta incubadora/viveiro empresarial, que se encontra inserida na estratégia de empreendimento do município de Arcos de Valdevez, promove atividades e produtos, estimula atividades de forte crescimento e de elevado conteúdo de inovação, assim como permite a mobilização de ideias e de novos empresários”, sustenta a nota da Câmara presidida pelo social-democrata João Manuel Esteves.

O projeto de ampliação da In.Cubo num investimento de 175.145,57 euros, tem uma comparticipação comunitária de 148.873,73 euros.

Segundo a nota, o aumento de capacidade daquela incubadora pretende “contribuir para a melhoria de um equipamento que se destina a fomentar uma comunidade mais empreendedora, a apoiar a criação e o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica e, subsequentemente, a atrair e fixar recursos humanos mais qualificados”.