Altominho.tv

Previsão de tempo quente e vento para os próximos dias incrementam perigo de incêndios rurais

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), destaca-se, para as próximas 48 horas, um quadro meteorológico de tempo quente e seco (no interior) e vento forte na faixa costeira e terras altas.

A temperatura máxima prevista para a próxima segunda e terça terão valores acima de 33ºC no interior, que podem exceder os 39ºC na zona interior Centro e do Alentejo.

Para a amanhã, prevê-se também a ocorrência de rajadas até 65 km/h, a partir da tarde, no litoral e nas terras altas. Condições atmosféricas para situação de comportamento errático dos incêndios durante o dia de amanhã.

O risco de incêndio situa-se nos níveis Máximo ou Muito Elevado no Norte, Centro, Vale do Tejo, Alto e Baixo Alentejo e Algarve.

Nesse sentido, foi determinado que serão “proibidos todos os trabalhos em espaço rural, exceto os de combate a incêndios florestais e a garantia da alimentação dos animais pelo menos até às 24h00 da próxima terça-feira”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, é proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.

De acordo com a Declaração da Situação de Alerta em vigor, é proibido realizar queimadas e queimas de sobrantes de exploração, assim como utilizar fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão.

É também proibido realizar trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais.