Altominho.tv

Câmara de Arcos de Valdevez investe 100 mil euros em apoios à atividade económica

A Câmara de Arcos de Valdevez vai investir 100 mil euros num programa de apoio ao comércio local, destinado a “pequenas obras” que ajudem a “modernizar, inovar e promover” qualquer atividade económica em “qualquer área” do concelho.

Em declarações à Lusa, o presidente João Esteves, explicou que a iniciativa, apresentada hoje, visa financiar 50% de “pequenas intervenções e melhorias” em lojas ou alojamentos até ao montante máximo de 10 mil euros.

As candidaturas já estão a decorrer e terminam a 30 de setembro, sendo que o programa conta também com a participação da Associação Comercial de Arcos de Valdevez.

“Temo-nos apercebido de que as ajudas e linhas de apoio para pequenas intervenções, pequenas obras são muito complicadas ou inexistentes. Decidimos então, e vendo esta questão da pandemia causada pela Covid-19 não apenas como um problema mas também como uma oportunidade para melhorar, lançarmos nós esta ajuda”, explicou o autarca.

O novo programa de apoio, disse, “destina-se àquela pequena obra que é preciso fazer mas para a qual não há apoio ou fundos próprios”.

“Abrange todo o tipo de atividade económica em qualquer parte do concelho, portanto isto não é só para as lojas ou atividades urbanas, qualquer um pode aceder a esta ajuda”, salientou.

Questionado sobre se haverá uma segunda fase, o autarca afirmou que essa é uma possibilidade.

“Vamos ver como corre esta primeira fase e podemos, no futuro, fazer um novo programa melhorando este, aprendendo com este, sempre com o objetivo de promover, modernizar e inovar a nossa atividade económica”, finalizou.