Altominho.tv

Município de Arcos de Valdevez pronuncia-se contra a proposta da linha de muita alta tensão no concelho

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, na sua Reunião de Câmara de 17 de julho de 2020, pronunciou-se desfavoravelmente sobre a concretização do projeto de atravessamento da “Linha Dupla Ponte de Lima – Fonte Fria, troço português, a 400 kV” – AIA 3295.

No concelho de Arcos de Valdevez o projeto abrange 18 freguesias e apresenta dois traçados alternativos de passagem, nomeadamente uma na área poente e outra na área nascente do território.

Em comunicado a autarquia considerou que “qualquer uma das alternativas de passagem da linha de muito alta tensão tem efeitos negativos na saúde e bem-estar das pessoas, visto que atravessam aglomerados habitacionais, espaços urbanizáveis, agrícolas e florestais, bem como espaço classificado como Reserva da Biosfera, declarada pela UNESCO, provocando prejuízos ambientais, sociais e económicos”.

O município deixa assim a sua oposição ao projeto e propõe que a Comissão de Avaliação de Impacte Ambiental se pronuncie contra.

Considera ainda que deverão ser equacionadas e trabalhadas outras soluções que não conflituem com o bem-estar das populações e com a valorização social e económica do território.