Altominho.tv

Consignado investimento de 233 mil euros para alargamento da rede de distribuição de águas em Portela Susã

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou o auto de consignação da empreitada que vai permitir alargar a rede de distribuição de águas na freguesia de Portela Susã.

Esta empreitada corresponde a um investimento de 233 mil euros, segundo dados da autarquia.

No mês de abril, o Tribunal de Contas aprovou a Empreitada de Rede de Distribuição de Águas nas freguesias de Deocriste, Deão, Portela Susã e Nogueira, no valor global aproximado de 1.7 milhões de euros.

“A empreitada acontece no âmbito da parceria existente com a Águas do Alto Minho, nova entidade gestora das águas na região”.

O investimento resulta de uma candidatura aprovada ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

“Tratam-se de três lotes: o Lote 1 da empreitada abrange a ampliação da rede em Deocriste e Deão e implica um investimento superior a 786 mil euros. Já o Lote 2 da obra, que implica Portela Suzã, corresponde a uma empreitada avaliada em mais de 233 mil euros”, lê-se na nota enviada pela autarquia.

Para o Lote 3, que abrange a freguesia de Nogueira, “o investimento previsto é superior a 637 mil euros”.

A autarquia deu nota ainda que a “Águas do Alto Minho tem, no concelho de Viana do Castelo, um programa de intervenções fortíssimo, num montante global de aproximadamente 6 milhões de euros no alargamento das redes de água (Nogueira, Deocriste/Deão, Portela de Susã, Castelo do Neiva e Barroselas/Mujães) e de saneamento (Serreleis, Cardielos, S. Salvador da Torre, Vila Mou, Mujães, Vila de Punhe, Barroselas / Mujães, Castelo do Neiva, Mazarefes/2ª Fase) do concelho, aumentando as atuais taxas de cobertura”.