Altominho.tv

Investimento de cerca de 106 mil euros requalifica Torre de Menagem

O Núcleo Museológico da Torre de Menagem, em Melgaço, está encerrado ao público para obras de requalificação e beneficiação, num investimento de 105.840,17 euros. O espaço foi o escolhido para receber a Estação do Tempo de Melgaço, subordinada à Rota dos Mosteiros, no âmbito do projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”.

As obras deverão estar concluídas no início de setembro e, na reabertura, a Torre de Menagem terá duas novas valências: o piso da cave será ocupado pela zona de projeção e o piso do meio pela maqueta 4D.

O projeto vai dotar o espaço com equipamentos de projeção e vídeo, equipamentos de suporte e maquete. Será ainda produzido um filme de promoção turística, histórica e cultural, associado à Rota dos Mosteiros, que abrange diversos espaços, não só de Melgaço, mas do Alto Minho, nomeadamente: Mosteiro de Fiães e Convento de Paderne, em Melgaço; Mosteiro de São João de Longos Vales, em Monção; Mosteiro de Sanfins de Friestas, em Valença; Convento de Sanpayo, em Vila Nova de Cerveira; Mosteiro de São João d’Arga, em Caminha; Convento de São Domingos, em Viana do Castelo; Mosteiro de Santa Maria de Refoios do Lima, em Ponte de Lima; Mosteiro de São Martinho de Crasto, em Ponte da Barca; e o Mosteiro de Ermelo, em Arcos de Valdevez.

Alto Minho 4D – Viagem no Tempo

O projeto, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho em conjunto com os seus dez municípios da região e aprovado pelo PO Norte 2020, no domínio do Património Cultural, consiste na criação de redes e rotas culturais baseadas na história e nos bens patrimoniais do Alto Minho, que salientem a autenticidade, a originalidade e a identidade do território, de modo a maximizar a sua diferenciação turística num contexto cada vez mais globalizado e de acentuada competitividade.

Para tal, definiu-se um itinerário cultural que integra uma rede de dez rotas associadas a diferentes períodos da história organizadas cronologicamente – “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”.

Cada um dos concelhos do Alto Minho assumir-se-á como ponto de partida de uma rota temática, que funcionará como “portal” de acesso a uma “Estação do Tempo”, num determinado espaço físico e no qual estarão patentes atrações alusivas a essa rota a serem visitadas em todo o território, promovendo-se, assim, um circuito (touring) cultural pelo Alto Minho e, consequentemente, a mobilidade turística na região.

Serão desenvolvidas a Rota do Barroco (Arcos de Valdevez), a Rota do Megalitismo e Arte Rupestre (Caminha), a Rota dos Castros (Monção), a Rota da Arquitetura Tradicional (Paredes de Coura), a Rota do Românico (Ponte da Barca), a Rota do Romano (Ponte de Lima), a Rota dos Castelos e Fortalezas (Valença), a Rota dos Descobrimentos (Viana do Castelo), a Rota do Contemporâneo ao Futuro (Vila Nova de Cerveira) e a Rota dos Mosteiros (Melgaço).

Destas “Estações do Tempo” parte-se para uma viagem que pode ser feita de duas abordagens distintas: uma viagem numa determinada época ou temática por todo o Alto Minho ou uma viagem ao longo do tempo no Alto Minho, cruzando diversas épocas ou temáticas, constituindo-se cada itinerário como elemento estruturador e unificador do território.

Pretende-se, assim, que cada “viagem” conte uma história e que movidos pelo imaginário da descoberta de valores patrimoniais, de regresso ao passado, ao natural e autêntico, e rumo ao futuro ou mesmo pelo interesse por novas formas de cultura e conhecimento, proporcionar a quem visita o território uma vivência/experiência única e relevante.