Altominho.tv
LUSA

Concelhos do Alto Minho registam forte subida no número de desempregados inscritos

O número de desempregados em Portugal voltou a subir em maio, com os inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O IEFP divulgou os dados do desemprego registado no mês de maio em todos os concelhos de Portugal Continental, que mostra um agravamento quase generalizado.

Em termos nacionais, excluindo as ilhas, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 36% face a maio de 2019. Entre estes 278 concelhos, 166 sofreram um agravamento acima de 20%, o que representa mais de 60% do total, ou seja, quase dois terços.

Já o número de concelhos com aumentos acima de 50% foi de 66, o que representa quase um quarto do total e compara com 40 concelhos nesta situação no mês de abril.

No Alto Minho, foram três os concelhos que mais do que duplicaram o número de desempregados entre maio de 2019 e maio de 2020.

Através da análise da variação homóloga (comparação do nível da variável em estudo entre o período de referência corrente e o mesmo período do ano anterior), Paredes de Coura regista a maior variação homóloga (172,9%), seguido dos concelhos de Valença e Ponte de Lima com variações homólogas de 108,8%.

Por outro lado, os concelhos que registaram menores subidas no número de desempregados foram Ponte da Barca (17,5%) e Melgaço (17,6%).

A nível nacional, o Algarve é de longe o distrito com o problema mais grave de aumento de desemprego. Nesta região o desemprego registado mais do que triplicou, o que compara com o crescimento de 23% no Norte, 26% no Centro, 33% no Alentejo e 43% em Lisboa e Vale do Tejo.