Altominho.tv

Caminha reforçou medidas de segurança e vigilância nas praias

A Câmara de Caminha informou que já estão no terreno três equipas que promovem ações de sensibilização nas praias do concelho, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de Covid-19.

Em comunicado, o município explica que a criação destas equipas é a novidade para esta época balnear. “Estas equipas são compostas por oito elementos, todos funcionários do município, e cada praia conta com uma equipa de dois elementos, devidamente identificados, com o papel de aconselhamento e sensibilização”, adiantam.

Os “assistentes de praia” deslocam-se de bicicleta, entre praias contíguas, e distribuem “flyers informativos e informações aos veraneantes para garantir o respeito das recomendações da Direção-Geral da Saúde”.

O município colocou também dispensadores de álcool-gel desinfetante nas entradas das praias, reforçou a desinfeção dos chuveiros e lava-pés, a limpeza e higienização das instalações sanitárias e a desinfeção dos equipamentos de resíduos e aumentou a frequência da recolha de resíduos nos recipientes espalhados pelas praias.

“Tivemos uma grande preocupação com a higiene e segurança de quem frequenta as nossas praias”, sublinha a autarquia liderada por Miguel Alves.

O município garante que “as quatro praias oceânicas do concelho – Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora –, e a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, apresentam a segurança e qualidade necessárias para que os banhistas, nesta época balnear especial marcada pela Covid-19, usufruam das praias em pleno”.

Na nota enviada à imprensa, a Câmara Municipal refere ainda que apoiou os concessionários de praia, comparticipando nos custos com os nadadores salvadores, implementou um dispositivo móvel de vigilância e salvamento em áreas de praia não concessionadas, reforçou os sanitários públicos com a instalação de módulos na praia da foz do Minho, na zona norte da praia de Vila Praia de Âncora, na zona norte da praia de Moledo e na zona sul de Moledo, e foram colocados três postos de primeiros socorros em Vila Praia de Âncora, na Foz do Minho e na praia das Azenhas, em Vilar de Mouros.

A colocação de sinalética informativa nos acessos aos areais no âmbito dos procedimentos de prevenção da pandemia de Covid-19, o reforço de painéis informativos, a aquisição de quatro novos equipamentos de bombagem para os sistemas de retenção da rede de drenagem de águas pluviais de Vila Praia de Âncora e o reforço da segurança no controlo do trânsito nos acessos à Praia da Foz do Minho, entre 1 de julho e 31 de agosto, são outras das medidas implementadas pelo município.