Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Viana do Castelo lança plataforma para monitorizar recolha de resíduos

A Câmara de Viana do Castelo lançou uma plataforma que conta com a participação dos cidadãos para a monitorização e apoio à gestão da recolha de resíduos nos ecopontos, nos recipientes instalados na rede de passadiços e, em breve, na Ecovia do Litoral Norte e no centro da cidade.

Em comunicado, o município explica que o sistema, integrado no Módulo de Monitorização Partilhada do Ambiente, vai ainda permitir, durante a época balnear, a monitorização, partilhada entre a câmara municipal, serviços municipalizados, juntas de freguesia e os munícipes ou utilizadores, dos sanitários e balneários das praias.

“O módulo participativo baseia-se num trabalho de vários meses que consistiu na georreferenciação dos recipientes de recolha de resíduos e onde estão a ser colocados dísticos sinalizadores por forma a que o munícipe possa informar, através do uso de um código QR lido pelo telemóvel, que o recipiente está cheio e, portanto, em condições de ser recolhido”, explica a autarquia.

A instalação dos dísticos sinalizadores teve início no sábado na rede de passadiços das praias da Foz do Lima, Cabedelo e Luziamar e “já está em pleno funcionamento”.

Segundo o município, “este sistema permite que um utilizador sinalize um recipiente cheio e que requer esvaziamento, mas também que possa participar o asseio dos sanitários ou a necessidade de uma intervenção de manutenção especializada”.

A plataforma de gestão que foi desenvolvida “permite às entidades competentes monitorizar, em tempo real e em colaboração com a população, os equipamentos, podendo intervir de forma direcionada e atempada, permitindo uma gestão mais eficaz do ambiente e dos recursos humanos empregues na proteção e conservação”, sustentam.

O sistema deverá estar totalmente instalado em todos os recipientes até ao último trimestre de 2020.

O Módulo de Monitorização Partilhada do Ambiente – um dos eixos em curso no âmbito da Agenda de Inovação para o quadriénio 2017-2021, desenvolvido em colaboração com os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo e que contou com o apoio das juntas e uniões de freguesia da costa de Viana do Castelo – consiste num dos componentes do Sistema de Monitorização de Variáveis Ambientais e de Proteção Civil, em desenvolvimento, com valências ao nível da gestão da água da rega municipal, qualidade do ar em edifícios públicos municipais (radão) e na previsão de eventos climáticos extremos.