Altominho.tv

Exército começou a vigiar Serra de Santa Luzia a 1 de junho

Os militares do Exército começaram a vigiar a Serra de Santa Luzia no dia 1 de
junho.

Este ano, a Câmara Municipal de Viana do Castelo antecipou a vigilância florestal na Serra, tendo a Escola de Serviços do Exército iniciado o patrulhamento que decorrerá até final de setembro.

O protocolo com o Exército já se realiza desde 2011 “e tem sido uma ação fundamental para a prevenção dos incêndios florestais ao longo destes últimos dez anos”, deu nota a Câmara de Viana.

Os militares estão a promover operações de vigilância “mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (CODIS – Comandante Distrital de Operações de Socorro, Bombeiros Municipais de Viana do Castelo) e comunicando, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo”.

A vigilância das áreas florestais é fundamental para a prevenção de incêndios, no sentido de permitir dissuadir eventuais atos de negligência ou mesmo criminosos e detetar eventuais ocorrências.

Para além dos patrulhamentos das entidades competentes, como Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), a Câmara Municipal de Viana tem promovido ações complementares de vigilância florestal, quer com Militares quer com Escuteiros.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apelou ainda a todos “os devidos cuidados como as limpezas, segurança nas queimas e, em especial, o alerta dos incêndios florestais diretamente para o 117”.