Altominho.tv

Governo espanhol corrige declarações da ministra e mantém data inicial para abertura das fronteiras

O Governo espanhol corrigiu as declarações da ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto e anunciou que os compromissos estabelecidos com o governo de Portugal serão mantidos, assim como a data anteriormente acordada de 1 de Julho para reabertura das fronteiras entre os dois países.

De acordo com o jornal espanhol “El País duas horas depois das declarações da ministra Reyes Maroto, o governo espanhol liderado por Pedro Sánchez publicou uma nota onde esclarece que “os compromissos assumidos com o governo português serão mantidos e a abertura das fronteiras com Portugal será a 1 de julho.

Recorde-se que a ministra espanhola do Turismo, Reyes Maroto, afirmou esta quinta-feira que Espanha tinha decidido antecipar a abertura das fronteiras com Portugal e França a partir do dia 22 de Junho.

Na sequência dessa declaração, o ministro dos Negócios Estrangeiros português manifestou-se surpreendido com o anúncio por Espanha de uma reabertura da fronteira comum a 22 de junho e sublinhou que quem decide sobre a reabertura da fronteira portuguesa “é naturalmente Portugal”.

Fomos surpreendidos com estas declarações da ministra responsável pelo Turismo [de Espanha], que ‘anuncia’ a reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha para o próximo dia 22 de junho”, disse Augusto Santos Silva, frisando que o anúncio “não se inscreve” no quadro de “cooperação estreita” entre os dois Governos para a gestão da fronteira comum.