Altominho.tv

Obra de Requalificação do Cais do Rio Minho está a decorrer, num investimento superior a 150 mil euros

Está a decorrer na freguesia de Seixas, em Caminha, a empreitada de Requalificação do Cais do Rio Minho (S. Sebastião), “obra que se prende com o fecho do Cais, motivado pelo assoreamento que se verificava no seu espaço interior”.

O investimento nesta obra é superior a 150 mil euros, deu hoje nota a Câmara de Caminha.

A empreitada, refere o Município, “contempla o fecho do paredão de Seixas, num troço de 45 metros, que servia de embocadura a um pequeno cais de atracagem de embarcações ligeiras, sendo que, paralelamente será aterrado o tardoz deste paredão fluvial (aterro da antiga zona de atração das embarcações), até uma cota de sensivelmente 60 centímetros abaixo do terrapleno atual existente na envolvente”.

Será também executada uma rede de drenagem de águas pluviais, onde serão encaminhadas as águas “que atualmente afluem a este local através das três tubagens existentes no topo nascente do cais, para uma caixa de visita que efetuará o seu escoamento a jusante através de emissário de descarga no rio”.

Esta intervenção tem enquadramento na medida de apoio POCTEP.

Segunda a Câmara de Caminha, a principal ideia subjacente ao projeto prende-se com o fecho do Cais devido ao assoreamento que verificava no seu espaço interior, desenvolvendo-se a presente empreitada em duas fases distintas: o fecho do Cais com recurso a enrocamento de empréstimo proveniente de pedreira, e o aterro do tardoz do paredão fluvial, incluindo o encaminhamento das águas pluviais.

Na nota enviada hoje, a autarquia refere que “Equacionando-se ainda numa terceira fase, apesar de não ser parte integrante da presente empreitada a reposição de um cais flutuante no leito do rio, adossado ao paredão, com características idênticas ao cais existente mais a norte”.

Esta obra ascende a 149 984,17€ + IVA.