Altominho.tv

Teatro Municipal Sá de Miranda assinala 135 anos ao serviço da região

O Teatro Municipal Sá de Miranda assinala esta quarta-feira 135 anos ao serviço da região.

Verdadeira jóia da arquitetura nacional, o Teatro Sá de Miranda foi inaugurado no dia 29 de abril de 1885, celebrando hoje o 135º aniversário.

Foi mandado edificar pela Companhia Fomentadora Vianense, grupo de personalidades vianenses, constituído em 1874, com o fim de, entre outros, “proceder à edificação de um theatro, que ficará sendo propriedade sua”.

Para assinalar a efeméride, ao longo do dia o Facebook da Câmara Municipal de Viana do Castelo irá disponibilizar diversas fotografias 360º “para divulgar a beleza do espaço”.

Também será disponibilizada uma visita virtual ao Teatro Municipal, bem como um filme de apresentação desta sala de espetáculos que se assume como ex-libris da cidade.

Este teatro, espaço cultural de referência do Alto Minho, “foi o sonho realizado dos vianenses”, uma vez que já anteriormente, no século XVIII e primeira parte do século XIX, houve vários pequenos teatros: Teatro da Alfândega, Teatro da Caridade, entre outros.

Trata-se de um belo exemplar de raiz italiana, projetado por José Geraldo da Silva Sardinha, com plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes, com capacidade de 400 lugares.

O pano de boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Labertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos, e o teto, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio.

Em 1985, ao celebrar-se o seu centenário, este espaço cultural foi adquirido pelo Município de Viana do Castelo, tornando-se então Teatro Municipal Sá de Miranda.

Numa primeira fase, a autarquia promoveu obras de beneficiação devido à acentuada degradação em que se encontrava o espaço.

Em 2000, ficaram concluídas as obras de requalificação e segurança com substituição integral da caixa de palco e instalação dos mais modernos equipamentos cénicos, que permitem pôr em cena os mais exigentes espetáculos.

No logradouro interior desta casa de espetáculos foi construído um moderno café concerto, para além de salas de ensaios e oficinas de armazéns de material cénico.

Atualmente, o Teatro Municipal acolhe inúmeras atividades culturais, sendo casa mãe de uma companhia de teatro residente.

Dança, ópera, música clássica e contemporânea, teatro, workshops e conferências são algumas das ações que tem têm permitido ao Teatro Municipal assumir-se como um dos principais espaços culturais da cidade e da região.