Altominho.tv

Adega de Monção avança com pagamento antecipado de 3,4 ME aos associados

A Adega de Monção resolveu avançar com o pagamento antecipado de 3,4 milhões de euros aos seus produtores associados, para fazer face ao surto de covid-19 no setor, de acordo com um comunicado.

Dada a situação do país no que diz respeito ao covid-19, a Adega de Monção vai avançar com o pagamento antecipado aos seus produtores associados. No total, serão 3,4 milhões e chegarão às famílias quinze dias antes da Páscoa”, lê-se na mesma nota.

A entidade recorda que recebe uvas de 1.600 associados da sub-região de Monção e Melgaço, sendo que “nos trâmites considerados normais, a instituição efetua o pagamento em duas fases: a primeira na altura do Natal, de 50%, e a segunda na altura da Páscoa, dos restantes 50%”.

No entanto, este ano, “devido ao novo coronavírus e ao impacto que já está a ter na economia, o pagamento de 3,4 milhões de euros será realizado quinze dias antes da Páscoa, de forma a garantir a liquidez das famílias da região, cujos rendimentos são, na sua maioria, provenientes das uvas vendidas à Adega de Monção”, avançou o organismo.

Armando Fontainhas, presidente da Adega de Monção, sublinhou que esta é uma “decisão fundamental para assegurar a liquidez dos associados, garantindo a sua longevidade e evitando colocar em risco as famílias da região”.