Altominho.tv

Câmara de Cerveira e juntas de freguesia articulam apoio social a idosos

A Câmara de Vila Nova de Cerveira reuniu, esta segunda-feira, com os presidentes das juntas de freguesia do concelho para debater os procedimentos a adotar para apoiar os idosos em situação de isolamento, durante o surto de covid-19.

Com o objetivo de consensualizar os procedimentos a tomar para proteger os idosos residentes no concelho, considerados grupos de risco do novo coronavírus, a autarquia deu a conhecer “as medidas e conselhos debatidos no seio da Comissão Municipal de Proteção Civil” e abordou “intervenções mais específicas para cada freguesia”.

“Pela sua atuação, proximidade e conhecimento profundo da realidade local, os presidentes das Juntas de Freguesia são considerados os primeiros agentes de proteção civil junto das suas populações, pelo que ficou acordada a realização de uma identificação pormenorizada de idosos isolados ou sem retaguarda familiar para se articular a prestação de apoio social, nomeadamente avaliando a necessidade de aquisição de medicamentos e/ou bens alimentares essenciais”, explica o município na nota enviada à imprensa.

A Rede Social de Vila Nova de Cerveira está também a estabelecer contactos “mais próximos e permanentes” com os agregados familiares sinalizados, assim como a “avaliar outros casos que surjam e a determinar o reforço de alguns serviços, nomeadamente a Loja Social”.

A Câmara Municipal mostrou-se ainda “disponível para reforçar os mecanismos de apoio ao Centro de Saúde do concelho, no âmbito dos serviços de proximidade”.