Altominho.tv

Investimento de 600 mil euros requalifica espaços públicos

A Câmara de Vila Nova de Cerveira investiu cerca de 600 mil euros num conjunto de intervenções no âmbito da revitalização e regeneração urbana.

Em comunicado, a autarquia explicou que empreitada tinha como objetivo “proporcionar espaços públicos com um maior grau de acessibilidade e de segurança para peões e automobilistas, sem descurar o embelezamento dos espaços verdes tão característico do concelho”.

A intervenção incidiu sobre os acessos rodoviários e pedonais à Urbanização de Cerveira e Avenida Luciano de Castro, num investimento total de 382 mil euros, comparticipado em 143 mil euros pelo FEDER através do Programa Operacional da Região Norte – NORTE 2020.

“Considerado um espaço público de grande afluência de residentes, comerciantes e visitantes, os trabalhos de reorganização urbanística incidiram na maior funcionalidade, sem comprometer o seu enquadramento e equilíbrio entre a parte edificada e a envolvente natural, bem como a implementação das infraestruturas necessárias, requalificação ambiental e acessibilidades, dando uma resposta positiva aos novos padrões de conforto e vivência das vilas/cidades, tendo ainda um impacto positivo na dinâmica do comércio local existente no centro da vila”, especifica a nota enviada à imprensa.

O arranjo de uma praceta na Rua Queirós Ribeiro, apelidada de Praceta de Jaime Isidoro, foi outra das ações executadas. Segundo a autarquia, “este espaço público encontrava-se ao abandono com um estado de degradação ao nível da qualidade ambiental”. “Pelo facto da área proposta a intervir ser propriedade de particulares, a Câmara Municipal encetou as diligências necessárias para a sua aquisição”, refere aquela nota.

A solução proposta partiu da pintura “Cidade” do pintor Jaime Isidoro, um dos fundadores da Bienal de Cerveira, como inspiração para o desenho da requalificação desta praceta. A intervenção contou ainda com a implementação de mobiliário urbano contemporâneo, assim como a colocação de nova iluminação eficiente, num investimento total de 120 mil euros, comparticipado em 37.400 euros pelo FEDER através do Programa Operacional da Região Norte – NORTE 2020.

Também a requalificação do acesso desde a freguesia de Lovelhe ao centro da vila (pelo viaduto junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários) encontra-se concluída e aberta à circulação, depois dos trabalhos de pavimentação em cubos de granito e da colocação da sinalização rodoviária horizontal e vertical.

A Câmara de Vila Nova de Cerveira refere ainda que a Infraestruturas de Portugal procedeu recentemente à remoção das árvores existentes no troço urbano da Estrada Nacional 13, entre as rotundas Norte e Sul do concelho, devido aos efeitos de degradação na via e por razões de segurança para peões e automobilistas.

Após a sua conclusão, a autarquia afirma que “vai avançar, no imediato, com uma empreitada urbanística necessária neste troço de passagem, nomeadamente com a colocação de espécies arbóreas mais adequadas e que valorizem a qualidade do ambiente urbano, ao nível de segurança, barreira acústica e vertente paisagística, assim como a repavimentação dos passeios”.