Altominho.tv
LUSA

Governo suspende visitas a hospitais, lares e prisões a partir de hoje para conter surto na região norte

Governo definiu como objetivo “a redução da propagação, atrasar ao máximo o pico da epidemia e a redução do número total de casos”, afirmou a ministra da Saúde, Marta Temido, numa conferência de Imprensa.

Já está decidido que um estabelecimento de ensino do agrupamento de escolas em Felgueiras, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o edifício do curso de História da Universidade do Minho vão fechar. “O encerramento de escolas não deve ser encarado com alarmismo”, disse Marta Temido.

“Identificámos que casos recentemente confirmados como Covid-19 estiveram em instituições de ensino, elevando o risco de transmissão nessas instituições”, disse a ministra da Saúde, Marta Temido, numa conferência de imprensa conjunta com a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“Assim, a autoridade nacional e as autoridades regionais de saúde recomendaram tecnicamente o encerramento da Escola Básica e Secundária de Idães em Felgueiras, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, do ICBAS [Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, também da Universidade do Porto], e do edifício onde funciona o curso de História da Universidade do Minho”, precisou Marta Temido.

Face ao avanço da covid-19, o Governo decidiu também suspender as visitas em todos os hospitais, lares de idosos e estabelecimentos prisionais da área da Administração Regional de Saúde do Norte.

Portugal, recorde-se, regista 21 casos de infeção pelo coronavírus que causa a doença Covid-19, mais oito do que os contabilizados na sexta-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado ao início da noite deste sábado pela DGS, há 43 novos casos suspeitos, num total de 224 registados desde o início do ano, estando 47 a aguardar resultado laboratorial.