Altominho.tv

Câmara de Arcos de Valdevez investe mais de 93 mil euros na promoção do Soajo

A Câmara de Arcos de Valdevez vai investir mais de 93 mil euros no projeto “Descobrir o Alto Minho em Soajo – A pé ou sobre rodas”, uma iniciativa centrada em atividades de pedestrianismo e cicloturismo.

Em comunicado enviado à imprensa, o município explica que a iniciativa “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling” resulta de um projeto da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, que pretende qualificar um conjunto de aldeias da região através do pedestrianismo e cicloturismo.

A vila de Soajo, tem um conjunto de trilhos, integrados no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Reserva Mundial da Biosfera, declarada pela UNESCO e, naquela aldeia, a autarquia de Arcos de Valdevez vai instalar novas tecnologias e estruturar uma oferta turística que preserve o património cultural e natural da região.

Segundo o município, será criado um centro de BTT & Caminhadas para dar apoio a esta atividade turística e está ainda prevista a instalação de hotspots wi-fi, para facilitar o acesso à internet e potenciar o recurso a novas tecnologias por parte de visitantes e população local.

O objetivo da autarquia é “melhorar a experiência turística de Soajo, promovendo o seu espaço rural, através da fruição mais sustentada dos recursos naturais e patrimoniais que consagra e fixar novas gerações com a criação de novos empregos”.