Altominho.tv
PEXELS

Viana do Castelo lança concursos para jovens empreendedores e com talento

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a criação de concursos para jovens empreendedores, para promoverem projetos “inovadores” que permitam a criação do próprio emprego, e jovens com talento, para que possam “dar asas à imaginação”.

Na apresentação das propostas, a vereadora da Juventude, Carlota Borges, explicou que aquelas iniciativas resultaram da “auscultação feito no seio do Conselho Municipal de Juventude”, sendo que no caso do concurso destinado a jovens empreendedores o montante reservado é de 40 mil euros, e de promoção dos talentos de 50 mil euros.

Nas propostas aprovadas esta quinta-feira em reunião camarária, a maioria socialista no executivo municipal explicou que os prémios destinam-se “a jovens dos 18 aos 35 anos, residentes no concelho, individualmente, ou em grupo até ao máximo de três subscritores”.

No caso do concurso “Viana Jovens Empreendedores”, explica a proposta da vereadora da Juventude, Carlota Borges, o objetivo passa por “fomentar a criação de novos projetos empreendedores, que podem ser projetos dirigidos à cidade e ao público em geral, ou projetos que tenham como objetivo criar uma marca, uma empresa ou implementar uma ideia inovadora que esteja há muito fechada na gaveta por falta de disponibilidade financeira”.

A iniciativa visa promover “a seleção de ideias ou projetos, em torno dos quais se perspetive a criação do próprio emprego, capacitar os empreendedores para o desenvolvimento dos projetos, dotando-os de ferramentas que lhes permitam a sua validação e consolidação e apoiar a criação de emprego e a fixação de pessoas, bens e serviços em Viana do Castelo”.

Na proposta do concurso dirigido aos jovens com talento, a maioria socialista realça a existência de “um conjunto de jovens promissores que por vezes não avançam com os seus sonhos por falta de disponibilidade financeira”.

A iniciativa abrange as áreas da “música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, digital, multimédia, e tudo o que permita pôr a imaginação em prática e os sentimentos a descoberto”.

O júri de cada um dos concursos é composto por cinco elementos, sendo que os projetos vencedores serão divulgados numa sessão pública, bem como nos sítios de internet da Camara de Viana do Castelo.

O mínimo de projetos vencedores é de dois e o máximo de cinco.

As normas dos dois concursos entraram em vigor após a aprovação das iniciativas.