Altominho.tv
FACEBOOK ROMARIA D'AGONIA

Antigo presidente da Junta de Monserrate morre aos 78 anos

O antigo presidente da extinta Junta de Freguesia de Monserrate, da área urbana de Viana do Castelo, Edmar Oliveira, morreu hoje aos 78 anos, informou hoje o secretário da agora União de Freguesias da cidade.

Membro do PCP de Viana do Castelo, Edmar Oliveira foi presidente da Junta de Freguesia de Monserrate entre 12 de dezembro de 1982 e 14 de dezembro de 1997.

“O Edmar Oliveira é uma figura histórica de Viana do Castelo. Um autarca de referência na afirmação da CDU na capital do Alto Minho”, disse hoje à Lusa António Basto.

Desde as primeiras eleições autárquicas em Portugal, a Junta de Monserrate não foi liderada pelos comunistas “entre 1979 e 1982 e 2005 e 2013”, sendo que, “em 1976, venceu uma lista independente apoiada pelo PCP e MDP-CDE”.

Nas autárquicas de 2013, e com a reorganização administrativa, a CDU reconquistou as três freguesias agrupadas em União, sendo liderada por José Ramos.

Além dos 15 anos de poder autárquico, Edmar Oliveira reformou-se como chefe de soldadura dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) onde começou como aprendiz aos 14 anos”.

Segundo o secretário da União de Freguesias de Viana do Castelo, foi um “operário destacado”, realçando a sua postura de “justeza e solidariedade durante o seu envolvimento no movimento sindical”, tendo sido membro do sindicato dos metalúrgicos de Viana do Castelo.

“Nos tempos livres dedicava-se ao artesanato, fazendo os célebres cabeçudos. Quando se reformou passou a ser responsável pelos armazéns da Festas de Nossa Senhora da d’Agonia”, destacou.

Em 2013, com a reforma administrativa do território, a antiga freguesia de Monserrate foi integrada na União de Freguesias de Viana do Castelo que juntou ainda Santa Maria Maior e Meadela.

Em termos populacionais, a União de Freguesias de Viana do Castelo representa “mais de um terço da população do concelho e tem mais habitantes do que oito dos dez concelhos do Alto Minho”. Inclui Santa Maria Maior, com 10.623 habitantes (Censos 2011), a maior freguesia de todo o distrito, entre dez concelhos, a freguesia de Meadela (9.777 habitantes), a segunda maior freguesia do distrito, e Monserrate (4.927 habitantes).

A fusão das três freguesias resultou num órgão responsável pela gestão de um território de 28,4 quilómetros quadrados.

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.