Altominho.tv

Cortejo e concurso de mascarados animam Entrudo em Melgaço

O Cortejo e Concurso de Mascarados marcados para o dia 22 de fevereiro voltam a animar o Entrudo em Melgaço, um evento que pretende destacar-se pela ligação às tradições das gentes do concelho.

O município de Melgaço vai promover, pelo segundo ano consecutivo, o Cortejo dos Mascarados, com um desfile pelas ruas do concelho, que integra dezenas de carros alegóricos, máscaras e fantasias, onde o principal critério de avaliação será a “Identidade Cultural da Região (Melgaço e territórios transfronteiriços próximos)”.

Um dos pontos altos da festa será a queima do Entrudo, o boneco vestido de roupas velhas. O momento protagonizado pelos Farrangalheiros pretende recordar as tradições e costumes que em tempos animavam Castro Laboreiro. O ato representa a expulsão de todos os males e a purificação das mentes, mas dizem os populares que este momento simboliza também o desejo de que o inverno acabe e que a primavera comece.

No mesmo dia, realiza-se ainda o concurso “Mascarados”, que admite candidaturas em três categorias diferentes. A categoria Escola é dirigida exclusivamente para a comunidade escolar, a categoria Individual envolve a apresentação de uma candidatura individual e a categoria Carro Alegórico destina-se a uma candidatura coletiva.

A iniciativa, organizada pela Câmara local, em colaboração com a Associação Empresarial Minho Fronteiriço, tem início às 17h00, no Largo Hermenegildo Solheiro.

Notícia atualizada a 14 de fevereiro

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.